28 de mar. de 2008

Level Design - Modelagem da Primeira Fase

Como visto anteriormente, existe uma forma mais simples de fazer modelagem de terreno.


Usando a técnica de Height Map, podemos gerar o terreno a partir de uma imagem. Um tutorial sobre o assunto para Blender pode ser encontrado aqui.


Vou usar aqui para fazer a primeira fase do jogo, onde Jorge esta caminhando em uma floresta de uma montanha.


Seguindo o tutorial, eu fiz este height map usando o GIMP:



Usei um simples degrade concêntrico. Lembrando que, quanto mais claro, mais alto é o terreno. As partes pretas acabam ficando bem ao nível do solo, o que gerou um modelo bem estranho, com elevações do terreno nas partes claras, mas com um ABISMO nas partes pretas.


O modelo ficou assim, onde comecei a fazer alguns ajustes na altura do que serão as partes "caminháveis" da fase:



Agora, a texturização... Se fôssemos apenas ficar pela modelagem, O modelo a seguir ficaria "aceitável" pra começar:



Para dar ao modelo esta aparência, usei o tutorial de Stencil disponível aqui. O problema é que o Panda3d não trabalha com texturas do Blender... Preciso do Mapeamento UV.


Mapear UV este terreno deveria ter sido a primeira coisa que eu deveria ter feito... Mas como não fiz, vejam como resolvi...


Partindo do principio que, quem estiver lendo isso sabe como fazer o Unwrap do Blender, é só NÃO usar o unwrap: Vá na janela de UV Face Select, coloque a câmera perpendicular (vista de cima no meu caso), aperte "U">"Project From View" e pode chorar de alegria^^


No final das contas, usei o próprio terreno gerado pelo stencil como imagem para o mapa UV usando a câmera Ortográfica.


Resultado:



Claramente, precisa de ajustes, mas já esta aceitável...


Próximo passo: Arvores!!!

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