Alguns magistas sugerem que o campo mágico do próprio planeta interfere nos metais e sua manufatura... Fato é que, por alguma razão desconhecida, o ferro em Pangeus quando submetido ao processo de retirada do oxigênio (é assim que se faz o aço em nosso mundo) simplesmente se torna imprestável para qualquer coisa diferente de peso para portas. Muitos ferreiros têm na ponta da língua o provérbio "o ferro é vivo e precisa respirar...". Talvez não seja muito distante da realidade.
Ferro fundido é ótimo para fazer coisas que sejam grandes e sólidas, sendo comparável, basicamente, a uma parede moldável. Coloque metal líquido dentro de uma forma que agüente a temperatura, retire a forma, use uma lixa para corrigir imperfeições e pode-se fazer basicamente qualquer item grande.
Não se pode, no entanto, pegar o ferro e fazer uma agulha. O resultado seria uma agulha que se quebraria no primeiro esforço em furar couro, por exemplo. O ferro não pode ser dobrado, ele simplesmente quebra, igual a uma parede. Qualquer impacto mecânico não calculado pode quebrar uma estrutura de ferro. Uma chapa de ferro tem uma resistência a impacto pouco melhor do que uma de madeira, com um considerável aumento de peso.
O galorium, assim como o aço em nosso mundo, pode ser fundido em chapas finas ou fios, receber esforços mecânicos e não quebrar com tanta facilidade como o ferro. Esta propriedade se chama ductibilidade, podendo assim ser usado na fabricação das peças pequenas e complexas (como "carburadores" e "velas de explosão") dos novos motores a combustão que a "Guilda a Motor" estava fabricando. Também é possível moldá-lo a frio, colocando uma chapa fina sobre a mesa e dobrando-a com um martelo. Nada disso é possível com o ferro. Navios de carga ou de guerra puderam ser parcial ou totalmente construídos em galorium, melhorando a resistência e diminuindo custos em projetos especiais.
O galorium foi descoberto pelos anões, durante uma de suas forjas em seu vulcão, em um momento de sua história esquecida até mesmo por eles próprios. Supõe-se que o minério de galorium estava misturado ao minério de ferro, e os anões perceberem que aquele estranho minério havia apenas ficado rubro onde o ferro já estava líquido e resolveram continuar aquecendo-o... É basicamente um minério de aço, com a vantagem de naturalmente não enferrujar (inoxidável).
Devido à alta temperatura necessária para extrair o galorium de seu minério bruto, a "Guilda dos Anões de Fogo" era a única que conseguia processá-lo... Era...
Devido também a uma lei antiga, chamada popularmente de Lei dos Anões, todo e qualquer minério de galorium somente poderia ser vendido aos Anões, o que inviabilizava quaisquer estudos sobre novas formas de beneficiar o minério, cimentando ainda mais o monopólio dos Anões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário